Tradutores Associados

A Astrajur-RS possui tradutores associados em diversos idiomas.

Clique e conheça.

Tabela de Preços

Conheça os valores de tabela praticados pelos associados.

Clique e conheça.

A Constituição de 1988, o Código Civil, o Código de Processo Civil e outros diplomas legais exigem que documentos redigidos em língua estrangeira sejam traduzidos por tradutor público para todos os efeitos oficiais.

O ofício de tradutor público e intérprete comercial é regulamentado pelo Decreto nº 13.609/1943, onde consta que

“nenhum livro, documento ou papel de qualquer natureza que for exarado em idioma estrangeiro, produzirá efeito em repartições da União, dos Estados ou dos Municípios, em qualquer instância, juízo ou tribunal ou entidades mantidas, fiscalizadas ou orientadas pelos poderes públicos…”

As autoridades que receberão os documentos devem poder entender com exatidão o seu teor para agir de acordo com a lei, por isso precisam de traduções rigorosas e claras, para tomar decisões em que os direitos dos cidadãos envolvidos sejam garantidos.

IMPORTANTE: o tradutor juramentado é autorizado a exercer seu ofício mediante aprovação em concurso do Estado, obrigado por lei a respeitar a tabela definida pela Junta Comercial. Traduções juramentadas fornecidas por valores divergentes àqueles da tabela podem vir a ser auditadas e a matrícula do tradutor descumpridor da lei poderá ser cassada.